Fundado no dia 10 de dezembro de 1961, em Sobradinho-DF, por Dª Luzeli de Freitas Fonseca, mineira, natural da cidade de Almenara-MG, desde o início, o CEABM trabalha pela difusão da Doutrina Espírita em Sobradinho e regiões próximas, atuando também desde a sua fundação no campo da assistência aos carentes de recursos materiais e espirituais, buscando atender às populações e famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, com vistas à promoção integral do ser humano.

Ao longo dos 54 anos de trabalho o CEABM desenvolveu vários projetos, dentre eles Albergue, Creche, Escola de Ensino Fundamental e Curso Profissionalizante, este através de seu Departamento COER.

O CEABM dispõe para a comunidade de uma biblioteca (para adultos e crianças) aberta à comunidade e oferece cursos nas áreas de Evangelização Infanto-Juvenil, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, e Estudo e Educação da Mediunidade. Também mantém atividades, tais como palestras, passes, grupos de estudo e serviço de assistência e promoção social.

Cumpre ressaltar que, conquanto se trate de entidade religiosa, a instituição não faz imposição de crença aos usuários de seus programas de atendimento, dando-lhes assistência continuada sem nenhuma espécie de discriminação.